terça-feira, 9 de abril de 2013

Ovos de Codorna x Ovos de Galinha (Dra. Deise Dantas Barcellos - Nutricionista)


Dúvidas sobre o ovo de codorna e ovo de galinha


As proteínas encontradas nos ovos garantem a saúde e renovação dos tecidos, fornecem também vitamina A e fósforo entre outros nutrientes 

O ovo de codorna pesa em torno de 10 gramas (cinco vezes menos que o ovo de galinha).
O ovo de codorna é um rico complexo vitamínico mineral e possui elevado índice de digestibilidade. Ele contém ferro, manganês, cobre, fósforo e cálcio. Ainda é encontrada concentrações de vitaminas B1 e B2, fator PP, ácido pentatómico, piridoxina e vitaminas: E, H, A, C e D. O ovo de codorna equivale em calorias, vitaminas e proteínas a 10 gramas de leite, com um conteúdo maior de ferro.

O que o ovo de codorna tem mais que o ovo de galinha?
Colesterol, proteínas, fósforo, ferro, cálcio.

O que o ovo de codorna tem menos que o ovo de galinha?
Vitamina A.


O ovo de codorna é afrodisíaco?
Trata-se de crença popular. Mas boas pistas podem ser encontradas em algumas características dessa pequenina ave doméstica. A codorna é bastante precoce - atinge a maturidade sexual com 40 dias de vida - e sua produção de ovos é muito mais abundante que a de outras aves. Por esse motivo, e também pela facilidade de armazenamento (são ovinhos bem pequenos, afinal), ela foi a principal fonte de alimentação vietnamita durante a guerra contra os Estados Unidos. Outros dizem que talvez o ovo de codorna esteja associado à virilidade por seu formato, que lembra o testículo. Seja como for, trata-se de um alimento riquíssimo.



1. - Peso-pena
No ringue da nutrição, esta aí um título perfeito para o ovo de codorna. Ele é leve, leve cozido, chega a pesar 10 gramas, ou cinco vezes menos do que seu primo, o ovo de galinha, um pouco mais calórico.
  • Galinha: 82,1 calorias
  • Codorna: 80,5 calorias


2. - Cheio de colesterol
O ovo de codorna tem quase o dobro dessa gordura em relação ao de galinha. A substância é importante para as células, mas, em excesso, contribui para entupir as artérias.
  • Codorna: 422 miligramas
  • Galinha: 260 miligramas


Fábrica de tijolos
As proteínas garantem a saúde e a renovação dos tecidos do corpo. Nesse campeonato proteico, o ovo de codorna é o vencedor.
Codorna: 6,5 miligramas
Galinha: 5,8 miligramas

3. - Visão de águia
Retinol, outro nome da vitamina A, é essencial para a saúde dos olhos.
Embora ambos os ovos sejam fontes desse nutriente, o de galinha bate fácil o de codorna nesse quesito.
  • Galinha: 60,5 miligramas
  • Codorna: 40 miligramas


4. - Gerador de energia
Trata-se do fósforo, mineral presente até no nosso código genético. Recarregue as baterias com esse nutriente se deliciando com o ovo de codorna.
  • Codorna: 112 miligramas
  • Galinha: 86,97 miligramas


5. - Pique total
Desânimo também é sinónimo de anemia, aquela doença provocada pela escassez de ferro no organismo. Comer ovo de codorna é um modo eficaz de obter esse nutriente.
  • Codorna: 1,85 miligrama
  • Galinha: 0,99 miligrama


6. - Ossos de aço
Ovo também é fonte de cálcio, minha gente. Esse mineral deixa o esqueleto duro de roer e regula a divisão celular. O de codorna é riquíssimo na substância.
  • Codorna: 31 miligramas
  • Galinha: 28,63 miligramas

Sem comentários:

Enviar um comentário